segunda-feira, 5 de novembro de 2012

MT: Servidores e usuários do SUS vão às ruas contra OSS


MT: Servidores e usuários do SUS vão às ruas contra OSS 
Servidores estaduais da Saúde, lideranças sindicais, trabalhadores e usuários do SUS realizaram, nesta quarta-feira, uma manifestação pelo fim das chamadas Organizações Sociais de Saúde (OSS) nos hospitais públicos, no Mato Grosso. Para o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso, a terceirização do SUS não funcionou e já apresenta falha em alguns municípios do estado com a população tendo dificuldade para ser atendida.
A manifestação começou na Praça Ulisses Guimarães, na avenida Rubens de Mendonça e seguiu até a Assembleia Legislativa. Os manifestantes entregaram aos deputados mais um documento com milhares de assinaturas coletadas no interior do estado. “Queremos o SUS 100% público”, afirmavam os manifestantes, no plenário da Assembleia, durante a sessão ordinária. O documento foi recebido pelo presidente, José Geraldo Riva, e outros parlamentares.
Para Riva, é inconcebível a privatização de serviços essenciais como saúde e educação. O deputado afirmou que irá abrir uma série de audiências públicas para debater o tema, inclusive as principais carências do SUS.
Os trabalhadores que estão organizando a campanha defendem uma lei específica proibindo as OSS, solicitando a proibição dessa medida na Constituição Estadual. No Mato Grosso, pelo menos cinco unidades de saúde já estão sob a gestão de OSS’s, entre as quais o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e quatro unidades hospitalares regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário